A missão do NEA AJURI

Trata-se de um núcleo interdisciplinar que desenvolve ações integradas de Pesquisa, Extensão e Educação/Formação em torno de experiências sócio-produtivas junto à agricultura familiar na região amazônica, tomando como áreas de referência as porções nordeste e sudeste do estado do Pará. O mesmo mantém como público-alvo famílias de agricultores familiares que desenvolvem práticas agroecológicas e de produção orgânica nas mesorregiões nordeste e sudeste do estado do Pará. Soma-se aos envolvidos com o NEA, estudantes (ensino médio, graduação e pós-graduação); técnicos de ATER; professores e pesquisadores, dentro da rede de parcerias aqui proposta. Através de metodologias participativas e caráter sistêmico, propõem-se ações diretamente relacionadas com a busca de qualidade de vida e sustentabilidade do público-alvo, como: capacitações técnicas e metodológicas; valorização de experiências exitosas de agroecossistemas sustentáveis, através de processos contínuos de diagnósticos, levantamento, intercâmbios e sistematização; produção acadêmica sobre conhecimentos locais; apoio técnico na implantação de SAFs; animação de espaços de reflexão e valorização de conhecimentos locais; entre outros. O desafio é de aproximar as ações de pesquisa, formação e ATER numa perspectiva agroecológica, por meio de uma dinâmica coletiva e interdisciplinar.

Algumas Ações do NEA Ajuri nos últimos anos

O NEA AJURI é um espaço de referência para o desenvolvimento de ações integradas de Pesquisa, Extensão e Educação/Formação em torno de experiências sócio-produtivas junto à agricultura familiar, na região amazônica, tomando como áreas de referência a porção nordeste do estado do Pará. E ao longo dos últimos dois anos, as ações desenvolvidas e parcerias construídas, ajudaram na criação de um espaço interdisciplinar de referência no desenvolvimento de ações integradas de Pesquisa, Extensão e Educação/Formação em torno de experiências sócio-produtivas junto à agricultura familiar na região amazônica, em especial o território nordeste do estado do Pará. Essa proposta mantém como público-alvo famílias de agricultores familiares que desenvolvem práticas agroecológicas e de produção orgânica nas mesorregiões nordeste e sudeste do estado do Pará. Soma se aos envolvidos com a proposta, estudantes (ensino médio, graduação e pós-graduação); técnicos de ATER; professores e pesquisadores, dentro da rede de parcerias aqui proposta.
Como estratégias de “perenização” do NEA AJURI, as ações propostas estão estrategicamente relacionadas: a) as relações institucionais, como espaços concretos de internalização das ações e reflexões trazidas pelo NEA; b) o apoio na formação/capacitação de sujeitos (profissionais de ATER, professores e estudantes, jovens agricultores e famílias rurais e suas organizações), através de: capacitações técnicas e metodológicas; valorização de experiências exitosas de agroecossistemas sustentáveis, através de processos contínuos de diagnósticos, levantamento, intercâmbios e sistematização; produção acadêmica sobre conhecimentos locais; apoio técnico na implantação de SAFs; animação de espaços de reflexão e valorização de conhecimentos locais; c) assessoramento a construção de circuitos curtos de comercialização a grupos de agricultores familiares em articulação com a PRÓ-REITORIA DE EXTENSÃO por meio da Feira da Agricultura Familiar nas dependências da UFPA, entre outros. O desafio se mantém como o de aproximar as ações de pesquisa, formação e ATER numa perspectiva agroecológica, por meio de uma dinâmica coletiva e interdisciplinar.